domingo, 27 de agosto de 2017

Serviços de saúde chegam novamente a Phunguene 10 anos depois

A população de Phunguene, Localidade de Nhaulane em Homoine beneficiou-se no último dia 23 de Agosto de2017 de uma Brigada Móvel de saúde realizada pelos SDMAS de Homoíne, no âmbito da garantia de acesso aos serviços públicos básicos a povoados mais carenciados. De acordo com a população local, faziam 10 anos que aquele povoado não recebia uma visita de assistência médica. A acção é resultado do trabalho realizado no âmbito do projecto de advocacia para melhoria da qualidade e acesso a saúde e água nos distritos de Jangamo, Homoine e Morrumbene, implementado pelo Consorcio ACUDES/UAM/Plat. Hom./UDAJA com o financiamento da Fundação MASC.
Durante o longo período em que estes povoados não dispunham de brigadas móveis eram obrigados a percorrer cerca de 5 km para ter acesso aos serviços de saúde na US de Nhaulane, facto que concorre pouca aderência aos serviços de saúde e agravamento de várias doenças. Com a chegada desta brigada que continha os serviços de rastreio de TB, teste de HIV/SIDA, testes de malária, serviços pré-natal e consultas gerais, e cerca de 150 pessoas tiveram assistência, com destaque para mulheres, idosos e crianças.

Importa referir que a não ida dos SDMAS no passado devia-se a falta de aderência às brigadas móveis pelos populares, assim como a dificuldade de recursos para se lá chegar e prestar o devido serviço. É neste contexto que a Plataforma de Homoíne fez a mobilização da população a aderir a brigada móvel, assim como a mobilização de recursos para a efectivação das actividades, processo no qual identificou o CCS –Inhambane como potencial parceiro para o efeito.
Este povoado, dista a cerca de 50 km da vila sede de Homoine, e é caracterizado pelo difícil acesso, facto que constitui um dos impedimentos para que os mesmos se beneficiem de diversos serviços públicos básicos, com destaque para saúde e água.
Juntos pela melhoria da qualidade e acesso aos serviços públicos básicos (saúde e saúde)

Sem comentários:

Enviar um comentário