segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Road Show de mobilizacão dos jovens aos cursos profissionais a arrancarem em Jangamo teve lugar na praça de Cumbana


A 21 de Outubro do ano em curso, no distrito de Jangamo localidade de Cumbana na praça dos transportadores de Cumbana foi realizado um “roadshow”  que visava na mobilização de jovens a participarem nos cursos de formação profissional que irão iniciar em breve em Jangamo-Sede.  
O evento tinha os seguintes objectivos: Divulgar e promover os cursos de formação profissional por arrancar no centro de formação profissional de Jangamo; Incentivar os jovens a aderirem às formações profissionais. A sua realização foi possível graças ao empenho dos recursos humanos de que a instituição dispõe e que estão envolvidos no programa TVET, nomeadamente: Coordenador: Belarmino R. Macuácua e Helena Adriano; Mestre de cerimónia: Fernando Chaúque e Hortência Adriano Banze; Registo de participantes: Rita Miguel; e Logística: Hortência Adriano Banze e Rita Miguel.
Convidados do evento
Foram convidados membros do governo do distrito de Jangamo, representados pelo Chefe do Posto Administrativo de Jangamo e Cumbana, chefe das localidades de Jangamo e Cumbana, representante do Conselho Distrital da juventude e pastor da Igreja Assembléia de Deus.
Para animação foi convidada Banda musical polivalentes, músicos (Mano Paulo e Santiago Bay), grupos teatrais (Massassa e  meninas do internato da Escola Secundária de Cumbana), grupo de canto coral de Jangamo, e de  dança meninas do internato da Escola Secundária de Cumbana.
O evento iniciou por volta das 14h e 15min, com a presentação do programa e dos objectivos do evento, seguidas de uma oração pelo pastor da igreja local (Assembleia de Deus). Após esse momento de abertura, o grupo de canto coral abrilhantou o evento com canções que faziam alusão dos cursos, frisando a importância da formação profissional como oportunidade para vencer a pobreza e o desemprego; após estas intervenções, o governo local, na representação do Chefe do Posto Administrativo de Cumbana fez a sua intervenção na qualidade de “dono da casa”, de forma a recepcionar esta actividade.
Legenda: Chefe do posto Administrativo de Cumbana  na aberturado evento (Fotógrafo: Belarmino Macuácua)
, este, por sua vez, manifestou a sua gratidão por ter se escolhido a localidade de Cumbana para a realização do evento e incentivou os jovens presentes, aos pais e encarregados de educação a se inscreverem e participarem das formações profissionais em Jangamo, pois é uma oportunidade ímpar que os jovens recebem naquele distrito, que poderá ajudar para criação de  auto-emprego e aumento da empregabilidade dos jovens a nível do distrito. Por detrás destas intervenções que abriram o evento, o grupo teatral Massassa marcou a sua presença através da apresentação da peça teatral que tinha como tema “Formação profissional para os jovens uma oportunidade para o auto-emprego e empregabilidade”, estes trouxeram animação para os presentes, onde foram verificadas rizadas e gargalhadas mas com o objectivo de elevar a formação profissional e estimular maior participação dos jovens na formação. De concordar que foi uma belíssima e prestigiante actuação do grupo, pois podia se verificar a atenção nos presentes e a recepção da informação em causa.


Intervenção do Coordenador do Centro de Formação Profissional de Jangamo e do membro do Governo do Distrito de Jangamo
Legenda: Belarmino Macuacua-Coordenador do Centro de Formacao Profissional de Jangamo (Capturada por: Fernando Chaúque)

Após o teatro, Coordenador do Centro de Formação Profissional na sua intervenção, deu a conhecer a existência do centro e do programa de formação profissional para jovens, que tem como objectivo de empandeira-los na criação de auto-emprego através de formação profissional, sendo uma das grandes armas para o combate da pobreza e redução do índice do desemprego nos jovens. Este estimulou a participação massiva dos jovens nos cursos de formação, pois, esta é uma oportunidade para o alcance do desenvolvimento através do fortalecimento da mão-de-obra qualificada nos jovens que por seu turno estimularia o melhoramento da economia familiar.
Importa fazer menção dos parceiros envolvidos no programa de formação profissional, nomeadamente, a Plan Moz, INEFP, o governo local através dos Serviços Distritais de Educação Juventude e Tecnologia de Jangamo e com o apoio da União Europeia. A união destas entidades, tem em vista envidar esforços para desenvolver o distrito, através de formação profissional que irá beneficiar principalmente os jovens. Não sendo menos importante, fez também referência dos requisitos necessários para o jovem inscrever-se e ter acesso a formação, que nesta fase inicial serão gratuitas.  
Finda interveção do Coordenador, foi convidado a intervir o Chefe do Posto Administrativo de Jangamo, na qualidade de responsável pela área em que se encontra o Centro. 

Legenda: Chefe do Posto de Jangamo (ao meio)

Na sua intervenção, louvou e agradeceu a iniciativa da ACUDES e dos parceiros do programa, assim como dos doadores, não só, como também o facto de ter sido o distrito de Jangamo a ser prestigiado para a implementação do programa e construção do centro que acolherá, em breve, jovens para serem formados de forma a ganharem habilidades profissionais para desenvolver actividades económicas. Já no final do discurso, reentirou e estimulou mais uma vez a participação dos jovens as formações.
Passado o momento de interveções dos convidados, o evento foi brindado com a actuação do grupo de dança das meninas do internato da Escola Secundária de Cumbana. 

A prestação cultural jovem foi acompanhada por diversos momentos intercalados por “pequenas brincadeiras” de perguntas e respostas, em que o concorrente que acertasse as perguntas ganhava como prémio camisetas do programa ou material escolar. 
Os momentos finais do evento foram marcados pela actuação dos cantores locais convidados, sendo eles: Mano Paulo , Santiago Bay, e a Banda Polivalentes que encerrou trazendo a sua actuação com música local.
Legenda: Actuacão dos musicos

O encerramento oficial do evento foi feito pelo Coordenador do Centro, que terminou com o almoço preparado junto dos convidados.
Desafios:
Pequeno constrangimento por parte dos transportadores presentes no local do evento nos momentos iniciais da preparação do evento, estes alegavam ter sido bloqueado o espaço que permitia a passagem dos seus carros “chapa cem” e causaram um tumulto reevendicando a retirada do palco de evento;
Chegada tardia dos membros do governo local que contribuiu para um ligeiro atrazo no inicio do programa:
Corte da corrente eléctrica, que contribuiu para um pequeno congestionamento do programa;
Esta actividade decorreu na mesma semana em que os formadores das diversas áreas se beneficiam de um processo de formacão Psicopedagógica, por forma a garantir uma boa qualidade do processo de formacão que irá arrancar dentro de poucos dias.

Inhambane, 25 de Outubro de 2016
O Coordenador do Centro de Formacão de Jangamo
(Belarmino Rodrigues Macuácua)


Sem comentários:

Enviar um comentário