terça-feira, 8 de novembro de 2016

Consorcio ACUDES, UAM, UDAJA e Plat. Homoine finalizam as negociações com a Fundação Masc para implementação do projeto em três Distritos da Província de Inhambane (Jangamo, Homoine e Morrumbene)

Legenda: Drama de enchentes nos hospitais e as dificuldades de acesso a água
Depois de um período de sensivelmente uma semana de negociações do Consorcio em alusão com o comité de avaliação da Fundação Masc, finalmente chegaram ao fim, facto que demonstra prontidão em todos os lados para o arranque das atividades inerentes ao Project de Advocacia para melhoria de prestação de serviços públicos nos sectores de água e saúde nos distritos de Homoine, Morrumbene e Jangamo.
De referir que o presente projeto surge como resultado do trabalho de pesquisa que foi realizado naqueles distritos, com vista proporcionar uma análise mais apronfunda do contexto socioeconómico das comunidades que fazem parte desses distritos. Foi através desses estudos e/ou analises que foram identificados diversos problemas que apoquentam a população. Pelo que, no distrito de Jangamo constatou-se como um dos problemas urgentes de serem resolvido a questão ligada a falta de água para algumas comunidades, onde verificou-se que algumas populações chegam a percorrer mais de 1 quilómetros a procura de água potável; já em Homoine as atenções ficaram viradas para a área de saúde, em que encontramos algumas comunidades que não tem acesso aos cuidados de saúde em um raio de 2 quilómetros, distancia que poderíamos considerar aceitável para doentes; e por ultimo, o distrito de Morrumbene que no qual se irá dar atenção aos problemas de morosidade no processo de atendimento e as frequentes faltas de medicamentos básicos para a população, não só, como também a fragilidade no processo de atendimento às pessoas vivendo com o HIV em tratamento antirretroviral.
Uma vez tratar-se de um projeto que envolve três distritos de Inhambane, houve necessidade de se formar um Consorcio entre as organizações da Sociedade Civil que operam em cada um dos distritos para junto, à ACUDES (Associação Cultural Para o Desenvolvimento Sustentável) fazerem face a este desafio. São elas a União das Associações de Morrumbene (UAM), a Plataforma de Homoine (Plat. Homoine), e a União das Associações de Jangamo (UDAJA), sendo que estas possuem suas sedes ao nível desses distritos.
Importa referenciar que o sucesso na implementação do presente projeto será possível mediante o contributo das diversas entidades que estão ligadas às atividades nas áreas temáticas de atuação, sendo que no caso de Homoine e Morrumbene a Direção Distrital de Saúde, Mulher e Acão Social prefigura-se uma das principais entidades ao nível do distrito e ao nível Provincial a Direção Provincial de Saúde. Já nos Distritos de Jangamo, Contamos com a Direção Provincial de Infraestrutura Águas e Saneamento, incluídos as suas direções distritais.
Por ultimo, vale reiterar que a primeira faze do projeto terá início no presente mês de Novembro de 2016, e terá duração de um ano, pedindo desde já a colaboração de todos na consecução dos objetivos almejados que irão beneficiar a toda população dos distritos de atuação.
Junto na melhoria de serviços públicos básicos e fundamentais ao nível das comunidades.


Por: Elidio Matola

Sem comentários:

Enviar um comentário