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Legenda: Actividades durante o processo de formação (captada pelo celular) |
Entre
os dias 17 e 28 de Outubro de 2016 no Centro de Formação Profissional (INEFP),
Delegação de Inhambane, decorreu o processo de formação Psicopedagógica, cujo
objectivo era dotar os Formadores da ACUDES e do INEFP em conhecimentos,
habilidades e atitudes técnicas no que envolve o Certificado “C”, os técnicos -pedagógicos
de modo a conduzirem sessões de formação de forma dinâmica e pedagógica, tendo
sido ministrada por formadores provenientes do Instituto Superior Bom Bosco. Esta contou com a presença de dezasseis (16)
participantes de entre eles sete (07) pertencentes a ACUDES e nove (09) ao INEFP
Delegação de Inhambane, e os formadores do Instituto Superior Bom Bosco.
Esta
formação foi de extrema importância para a compreensão dos aspectos ligados às
metodologias de ensino no processo de formação, tanto que através dele foi
possível reflectir sobre temas e materiais trazidos pelos formadores, dentre os
quais se destacou a necessidade e a importância de um plano de aulas e sobre
tudo a comunicação no contexto formador para formandos e vice-e-versa, pois a que
sublinhar que sem comunicação não há formação.
Estes pacotes fundamentam-se pois para a elaboração de um plano de aulas ou
sessão é necessário observar variados factores e actores, a nomear: as
competências por serem alcançadas pelos formandos, métodos, conteúdos,
critérios e técnicas de avaliação, comunicação e o tempo. Itens estes que são
indispensáveis para um plano categórico para o certificado C.
De
referir que a ACUDES já vinha fazendo as formações e adoptava um plano diferente
de sessão que incluía parte desses itens mencionados acima mas é vidente a
necessidade de adequação ao sistema do plano estudado como forma de melhorar os
previamente existentes. Sendo que a ACUDES dispõe de uma parte dos formadores
que ainda não começaram com o processo de formação e compromete-se a adoptar este
dispositivo actual nas formações subsequentes, considerando este como sendo mais
eficiente, objectivo e claro.
Em
geral, este processo de formação servirá de um complemento para o maior preparo
dos nossos formadores em diversas áreas de formação profissional, que já foram
igualmente formados em desenvolvimento de habilidades e competências para a
vida, uma abordagem que se adequa às exigências do século XXI.
Por: Person LicozeRevisã: Elidio Matola
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