domingo, 6 de novembro de 2016

Formadores da ACUDES são capacitações em matéria de Psicopedagogia para melhoria da sua orientação do PEA



Legenda: Actividades durante o processo de formação (captada pelo celular)

Entre os dias 17 e 28 de Outubro de 2016 no Centro de Formação Profissional (INEFP), Delegação de Inhambane, decorreu o processo de formação Psicopedagógica, cujo objectivo era dotar os Formadores da ACUDES e do INEFP em conhecimentos, habilidades e atitudes técnicas no que envolve o Certificado “C”, os técnicos -pedagógicos de modo a conduzirem sessões de formação de forma dinâmica e pedagógica, tendo sido ministrada por formadores provenientes do Instituto Superior Bom Bosco.  Esta contou com a presença de dezasseis (16) participantes de entre eles sete (07) pertencentes a ACUDES e nove (09) ao INEFP Delegação de Inhambane, e os formadores do Instituto Superior Bom Bosco.
Esta formação foi de extrema importância para a compreensão dos aspectos ligados às metodologias de ensino no processo de formação, tanto que através dele foi possível reflectir sobre temas e materiais trazidos pelos formadores, dentre os quais se destacou a necessidade e a importância de um plano de aulas e sobre tudo a comunicação no contexto formador para formandos e vice-e-versa, pois a que sublinhar  que sem comunicação não há formação. Estes pacotes fundamentam-se pois para a elaboração de um plano de aulas ou sessão é necessário observar variados factores e actores, a nomear: as competências por serem alcançadas pelos formandos, métodos, conteúdos, critérios e técnicas de avaliação, comunicação e o tempo. Itens estes que são indispensáveis para um plano categórico para o certificado C.
De referir que a ACUDES já vinha fazendo as formações e adoptava um plano diferente de sessão que incluía parte desses itens mencionados acima mas é vidente a necessidade de adequação ao sistema do plano estudado como forma de melhorar os previamente existentes. Sendo que a ACUDES dispõe de uma parte dos formadores que ainda não começaram com o processo de formação e compromete-se a adoptar este dispositivo actual nas formações subsequentes, considerando este como sendo mais eficiente, objectivo e claro.
Em geral, este processo de formação servirá de um complemento para o maior preparo dos nossos formadores em diversas áreas de formação profissional, que já foram igualmente formados em desenvolvimento de habilidades e competências para a vida, uma abordagem que se adequa às exigências do século XXI.
Por: Person Licoze
Revisã: Elidio Matola

Sem comentários:

Enviar um comentário