quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

ACUDES e NAMATI estabelecem o primeiro contacto no âmbito das actividades de mapeamento

NAMATI, uma organização internacional que desenvolve acções na área de saúde, concretamente no que refere ao Direito a Saúde. Assim mapeada como um parceiro privado importante para aimplementação do nosso projecto no que diz respeito a troca de experiência e complementaridade dos programas.
No encontro com esta organização, a ACUDES ficou ainda sabendo que a NAMATI tem influenciado no desenho de politicas e planos do sector, em conformidade com o direito de saúde ao cidadão; Focalizado as suas acções nas actividades ligadas acapacitação doscomités de saúde, a advocacia em prol da garantia do Direito a Saúde nos diversos níveis. Uma das experiências de sucessosda NAMATI nestas acções de advocacia no que refere ao acesso aos serviços de saúde foi no Distrito de Inharrime, em que algumas comunidades não tinham acesso aos serviços e que passaram a beneficiar-se após o trabalho de advocacia.
 O nosso parceiro questionou a abordagem do projecto de criar Clubes de Desenvolvimento Comunitários (CDCs) pois segundo ele o mais aconselhavel seria trabalhar com os comités que são órgãos reconhecidos legalmente; Assim ficou claro que o CDC será contituído por vários representantes ao nivel da comunidade desde os comites, OCBs, grupos, autoridades cominitaria, CLs até pessoas influentes de modo a discutir assuntos ligados ao desenvolvimento local e por via dos comités e conselhos locais”espaços formais “ canalisar assuntos de seu interesse.
Foi assim que em jeito de recomendações a NAMATI referiu que é impotante que nos CDCs se incluam pessoas que fazem parte dos grupos que trabalham nesta área temática já existentes, de modo a superar as barreiras ligadas a legitimação dos mesmos por parte das estruturas diversas que zelam pelo sector.
Um outro relevante aspecto abordado no encontro foi o papel do APE na comunidade e viu se a necessidade de levar acabo acções de advocacia junto do Sector de saúde no sentido de gradualmente incorporar os APEs como quadros da saúde de modo a garantir a continuidade na assistencia as comunidades pois, no estágio actual os APEs são suportados por um projecto e após o seu término estará minada sua continuidade. Ou por outra dotar os membros dos comités de capacidades técnicas ex: domineo de administrar primeiros socorros pois são o elo de ligação saúde/ comunidade

Por ultimo, embora a NAMATI não desenvolva actividades nos distritos de actuação da nossa organização disponibilizou-se a colaborar e interagir com a ACUDES no que diz respeito a troca de experiencia para a garantia do sucesso deste programa, uma vez que um dos grandes objectivos de ambas organizações é o bem estar da Comunidade. 
Por: Elidio Matola

Sem comentários:

Enviar um comentário